Investigações já resultaram no indiciamento de ex-prefeito e mais 5
SEROPÉDICA - A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um esquema fraudulento que pode ter desviado R$ 4 milhões da Prefeitura de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As investigações já resultaram no indiciamento de cinco pessoas, incluindo um ex-prefeito, a esposa dele, que foi Secretária Municipal de Educação, e o filho dela.
Outras 14 pessoas também estão sendo investigadas e, junto com os demais, foram alvos de 26 mandados de busca e apreensão, cumpridos nesta segunda-feira (3).
No foco da apuração policial, 14 contratos de alto valor, firmados com dispensa de licitação, em fevereiro e setembro de 2017, no momento em que o município havia decretado Estado de Calamidade Financeira.
Ao analisar os certames, a Delegacia de Defraudações constatou que a maior parte das empresas contratadas exerce atividade principal totalmente incompatível com os serviços ou produtos pagos pela prefeitura. Os investigadores ressaltam que a quantia, supostamente desviada, contribuiu para o agravamento da crise financeira em Seropédica, repercutindo de forma direta nos serviços públicos. No período apurado, a cidade registrou situações como falta de merenda nas escolas e de insumo nas unidades de saúde.
Todos os envolvidos responderão por crime de peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa irregular de licitação e organização criminosa.
Via: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário