quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PF prende uma pessoa em operação contra extração mineral ilegal em Seropédica


Documentos, caminhão e retroescavadeira também foram apreendidos. A extração era realizada na estrada do Cortume, próxima ao Rio Guandu, um dos mais importantes do Estado do Rio.

SEROPÉDICA - A Polícia Federal realizou uma operação para conter a extração ilegal de areia, saibro e minerais em Seropédica, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (17). Na ação, uma pessoa foi presa.

Documentos, caminhão e retroescavadeira também foram apreendidos. A extração era realizada na estrada do Cortume, próxima ao Rio Guandu, um dos mais importantes do Estado do Rio.

A ação foi realizada por agentes Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico ( DELEMAPH) e da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu/RJ, e com apoio técnico de analistas da Associação Nacional de Mineração (ANM).

Polícia Federal prendeu uma pessoa em operação contra extração mineral ilegal em Seropédica
Foto: Polícia Federal/Divulgação

A extração mineral, segundo a PF, causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos.

Cartaz de procurado de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho 
Foto: Reprodução/Portal dos Procurados

A região é dominada pela milícia. Em 2018, o g1 mostrou que Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, era responsável por lavar dinheiro da milícia então comandada por seu irmão, Ecko, com atividades de extração de saibro em Seropédica.

Segundo as investigações, Zinho era sócio da empresa Macla Comércio e Extração de Saibro que, segundo a polícia, faturou R$ 42 milhões entre 2012 e 2017. Outras empresas da organização criminosa eram utilizadas para movimentação deste dinheiro.

Atualmente, Zinho é chefe da milícia após a morte do irmão em operação em junho de 2021.

Areais são uma das atividades mais lucrativas da milícia em Seropédica 
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário