quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Cuidados que ajudam a evitar acidentes e danos fatais nas estradas


CUIDADOS - O Brasil registrou 14 mortes por dia causadas por acidente de trânsito em 2020 – e isso apenas nas rodovias federais. Foram ao todo 63.447 colisões, com 5.287 vidas perdidas. Do total, 54,8% dos casos aconteceram aos finais de semana, especialmente aos domingos, que concentraram 22,4% do total.

Os feriados também são um momento de risco: no período entre Natal e réveillon do ano passado, por exemplo, perderam a vida nas estradas federais do país 67 pessoas. Muitos desses incidentes podem ser evitados com alguns cuidados básicos. E eles começam antes de o carro chegar à estrada.


Não se deve deixar de fazer a revisão do veículo, confirmando que ele esteja em condições de fazer um percurso mais longo em segurança, com atenção em especial para combustível, nível de óleo, água do radiador, palhetas do limpador de para-brisa e funcionamento de faróis, lanternas e luzes indicativas.

FACILIDADE PARA CONSEGUIR A DOCUMENTAÇÃO

Com relação à documentação do veículo, em conformidade com a legislação, o Detran.RJ tem realizado uma série de ações para facilitar o acesso dos motoristas. Desde o fim de julho, retomou as vistorias itinerantes de veículos, nas quais o órgão leva serviços aos municípios onde não há postos de vistoria, para evitar que os usuários tenham de se deslocar até outras cidades. Já foram atendidos mais de mil usuários, em 30 municípios de todas as regiões do estado.

Além disso, foram abertos, reformados ou reinaugurados postos em todo o estado. Para dar conta da demanda reprimida durante a pandemia, já foram realizados 49 mutirões especiais aos sábados. Mais de 200 mil pessoas foram atendidas em serviços de habilitação, identificação civil e veículos.

MOTORISTA SEM FADIGA

Com o carro em pleno funcionamento, é fundamental que o motorista também esteja bem. A fadiga, por exemplo, é uma das principais causas de acidentes, porque afeta a tomada de decisões, retarda os reflexos e prejudica a visão.

A falta de atenção, provocada principalmente por celulares, e o uso de som alto dentro do veículo também comprometem o desempenho. Além disso, dirigir com pressa, fome, raiva, dor ou calor coloca em risco o resultado da viagem.

Dirigir sem pressa, fome, raiva, dor ou calor proporciona uma viagem mais tranquila e reduz riscos de acidentes Foto: Banco de imagens

Dirigir sem pressa, fome, raiva, dor ou calor proporciona uma viagem mais tranquila e reduz riscos de acidentesDirigir sem pressa, fome, raiva, dor ou calor proporciona uma viagem mais tranquila e reduz riscos de acidentes Foto: Banco de imagens Caso o carro e o motorista estejam em condições de fazer a viagem, é hora de posicionar os passageiros, de forma que todos estejam seguros e confortáveis. Colocar o cinto de segurança é obrigatório por lei. Seu uso reduz em 50% o risco de lesões graves.

Crianças de até 10 anos de idade, que não tenham atingido 1,45 metro de altura, devem seguir no banco de trás, com cadeirinha (para aquelas de até 5 anos de idade ou 18 quilos de peso) e assento de elevação (para crianças até 7 anos e meio ou com até 1,45m e entre 15 a 36 quilos de peso).

CUIDADO REDOBRADO

Durante a viagem, é possível seguir um método básico de três passos, recomendado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ): antecipe o perigo (veja), descubra o que fazer (pense) e não espere para ver o que vai acontecer (aja a tempo). São ações que evitam acidentes ou permitem reduzir o risco de colisões que, de outra forma, poderiam ser fatais.

O Detran.RJ descreve as seguintes ações preventivas para os casos mais comuns de acidentes:

- Colisões com o veículo da frente: Previna mantendo uma distância adequada do veículo que segue adiante.

- Colisões com o veículo de trás: Dê seta sempre que for mudar de faixa e, se precisar reduzir ou aumentar a velocidade, não o faça de forma brusca.

- Colisões em cruzamentos: Avance sem hesitação ou excesso de precaução, respeite as leis de trânsito, diminua gradualmente a velocidade e indique aos demais motoristas o que vai fazer.

- Colisões em ultrapassagens: Todo cuidado é pouco nesse que é um dos momentos mais perigosos da condução. Verifique se a ultrapassagem é necessária e se não é proibida, mantenha-se atrás, a uma distância segura, confira as condições de trânsito, sinalize avisando que vai fazer o movimento e, assim que concluir a manobra, retome a faixa da direita.

- Derrapagens: Tire o pé do acelerador e vire a direção para o lado que está indo a parte de trás do seu carro. Você sentirá o momento em que ele deixa de derrapar. Endireite então as rodas. Nunca pise no freio quando a parte traseira do carro estiver começando a deslizar.

Em caso de dúvidas, basta procurar o Detran.RJ, que tem fortalecido sua presença, não só física como digital. Até o início de dezembro, já eram mais de 120 mil pessoas que estão com o documento de identidade no telefone celular, uma novidade lançada pelo Governo do Estado por meio do órgão.

E mais: com o Posto Digital, lançado em setembro, o usuário ganhou acesso a uma série de serviços e consultas diretamente no site. O usuário pode consultar dados do veículo e da carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebeu com multas e fazer emissão on-line da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Também pode checar se o IPVA e as taxas de seu veículo estão quitados ou em débito, além de baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe).

Via: Detran-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário